A campanha 'Respire Qualidade de Vida: Aracaju sem cigarros' esteve nesta sexta-feira, 10, no Shopping Riomar. As ações educativas foram bem recebidas por frequentadores e funcionários, que aprovaram a iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). A intenção é divulgar o título de capital brasileira com menor índice de fumantes conquistado recentemente por Aracaju, além de divulgar os males provocados pelo tabagismo.
Uma equipe com mais de 100 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) distribuiu panfletos nos portões de acesso ao shopping, lojas e praça de alimentação. A atividade contou com o apoio de agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e durou três horas, das 10 às 13h. Esta tarde, a partir das 16h, a mesma abordagem será feita no Shopping Jardins.
"A ação visa a conscientização das pessoas. Estamos divulgando a campanha e adesivando os carros com o totem Respire Qualidade de Vida. No shopping, abordamos tanto as pessoas chegando de veículo ao estabelecimento, bem como aquelas que estavam dentro do shopping, em mesas da praça de alimentação. Um outro ponto da panfletagem foi o portão para pedestres, ao lado do ponto de ônibus", detalhou a coordenadora da campanha, Ana Angélica.
Exemplo
Para o soteropolitano Deoclécio Neto, ex-fumante, a campanha promovida pela Prefeitura de Aracaju serve de exemplo para outras capitais. "Em Salvador não temos campanhas como essa. Vemos os jovens começando a fumar cada vez mais cedo, nas escolas, festas e outros ambientes, por isso é imprescindível uma campanha como esta", afirmou o petroleiro.
Outro que se declarou favorável à campanha anti-tabagista foi Eugênio dos Santos. "Nunca fumei na vida e acredito que seria muito bom que todos aderissem a essa campanha. Se fumar fosse uma coisa boa, as empresas que fabricam os cigarros não precisariam destacar aquelas advertências em seus rótulos", pontuou.
Adesão
Clientes do shopping e também funcionários do estabelecimento foram contagiados pela ideia da campanha. Foi o caso do promotor de vendas Vanderson Nunes. "Essa é uma ação necessária e importante, principalmente por conscientizar as pessoas para que evitem fumar em ambientes fechados, o que acaba prejudicando também quem não fuma", disse o jovem.
A assistente de marketing do Riomar, Flávia Aquino, ressaltou que a campanha ‘Aracaju sem cigarros' é ideal para promover a conscientização dos clientes do shopping. "Apesar de ser proibido, ainda temos muitos problemas com clientes que fumam na praça de alimentação, no mall e em outros ambientes dentro do shopping. Uma campanha como essa é positiva por proporcionar a conscientização dessas pessoas", elogiou.
Um grupo de estudantes do município de Areia Branca, em atividade de excursão durante a manhã de hoje, foi pego de surpresa pela campanha anti-fumo. A adolescente Misna Rayane Santos foi uma delas. "Achei a ação uma maravilha. O cigarro é causador de várias doenças, agora mais do que nunca eu sei que é preciso evita-lo", declarou.
Veja outros depoimentos de clientes do Shopping Riomar:
"Eu gosto dessa ideia. Eu gosto de saber que Aracaju é a capital brasileira com menor índice de fumantes. Aracaju é uma cidade tranquila e bonita. Aqui é o melhor lugar de se morar". Heliabe Machado, empresário, 31 anos.
"Nunca fui fumante, mas gostei muito dessa campanha. É uma boa maneira de alertar as pessoas sobre os males do tabagismo". Sidney Átis, delegado de Polícia Federal, 46 anos.
"A campanha está maravilhosa. Temos que apoiar e exigir o nosso direito de ficar em ambientes livres da fumaça do cigarro. Eu não sou fumante e ainda encontro pessoas fumando em ambientes fechados. Já vi uma pessoa, recentemente, com um cachimbo dentro de um elevador". Manoel Messias da Silva , 49 anos, empresário.
"Muito legal esta iniciativa, porque incentiva ainda mais aquelas pessoas que estão querendo parar de fumar". Mayra Fernanda Moinhos, delegada de Polícia.
"Eu sou baiano. Não gosto de cigarro. Esta é a primeira vez na vida que vejo uma campanha como esta. É bom saber desse trabalho e das informações relativas a Aracaju". Esdras Tosta, 42.